domingo, 27 de fevereiro de 2011

Eu crio meu universo...

O bom de ser desenhista é ter com os lápis, pincéis etc nas mãos e ter o poder supremo da criação no papel. Posso criar vida ou um universo inteiro. Isso meu amigo é ser artista.


Desenho a lápis de cor aquarelável, carvão, sépia, sanguínea e grafite.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Rãzinha


Desenho feito a lápis de cor no papel colorido. É um desenho antigo. O primeiro com meus lápis profissionais. Foi feito da mesma forma que o da moça e a flor: com sucessivas camadas de cores próximas para criar volume. A textura do papel não é muito boa para lápis de cor, pois é impossível tampar completamente o papel com a cor, mas eu gostei do resultado (papéis coloridos são demais)

Just a white rose


Este desenho foi feito com lápis de cor e eu gostei do resultado. Achei que ficou bem bucólico... o que não tem muito a ver comigo, mas eu gostei do resultado.

Destaque para o cabelo que é conseguido com vários tons de vermelho, depois laranja escuro e fazendo degradê   até chegar ao amarelo. 
Na saia dela que é de um tom sólido eu utilizei três tons de vermelho e preto. 
Para a grama eu usei vários tons de verde escuro e clareando para o verde claro. Por último eu passei alguns traços de amarelo, marrom e preto.

Abraços

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Keith Richards

Keith Richards --> guitar hero (não o jogo) e um dos líderes dos Rolling Stones. Guitarrista extremamente criativo que criou riffs memoráveis e históricos. 
Aquarela feita com lápis aquarelável preto. Não foi feito com uma aquarela tradicional como os outros astros do rock... Mas o resultado ficou parecido. O Keith Richards foi rápido e fácil de fazer. Ele tem um rosto bem marcante.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Salvador Dali

Um dos melhores pintores de todos os tempos. Muitos acreditam que pelo fato de ele pintar quadros surrealistas, Dali não era capaz de desenhar com perfeição. É possível ver suas exímias habilidades nos próprios quadros surrealistas, pois ele nos levava a crer no impossível com suas obras.


Desenho a sanguínea, sépia, giz branco e carvão. Não ficou perfeito, pois estes materiais não devem ser usados para desenhos pequenos. Este foi feito em tamanho A4.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sid Vicious

Mais um da série de astros do rock em aquarela. Este é Sid Vicious, baixista do Sex Pistols. Eu gostei do resultado, mas o baixo parece uma guitarra. Ok. O que importa é o astro.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pastel seco

Outra pintura em pastel seco. Esta pintura foi extremamente simples e rápida (1:30 + ou -) de se fazer. É muito divertido pintar com pastel. Você não precisa esperar secar a pintura e pode fazer uma transição de cores bem suave.
Pontos negativos deste estilo de pintura:

* É extremamente fácil estragá-la.
* É difícil fazer detalhes pequenos.
* É chato guardar suas obras, pois não podemos sequer tocar na pintura.

Este desenho não ficou perfeito, porque eu não fiz no papel ideal (que eu não tenho e meio caro) o qual deve ser colorido (este papel é branco).

Tamanho A3 (o dobro de uma folha A4).

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Aquarela - leão

A aquarela é uma técnica muito legal. Eu, particularmente, gosto bastante. Você só precisa das tintas, um papel espesso, água e um pincel macio. Muitas vezes a aquarela é considerada uma técnica infantil, mas é na realidade um dos meios mais difíceis de se pintar / desenhar (aquarela é considerada desenho no meio artístico).

Aquarela simples de minha autoria.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sometimes it's like I'm alone in my world

Este é uma pintura em pastel seco. É um material que estou aprendendo a usar. É muito legal, pois nos sentimos como crianças... Sujamos as mãos... A sala, estúdio ou sei lá onde você pinta. Tentem!!!

Motoqueira

Este desenho ilustra a diferença entre desenhos feitos com lápis de cor escolares e profissionais. É possível perceber que o lápis cobre bem o papel. Eu gostei muito da moto. Achei que a pintura ficou boa e os detalhes também me agradaram. O desenho foi feito sem qualquer referência.

Abraços e comentem.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pássaro preto

Desenho de lápis de cor profissional. Quando se pinta algo que é em sua maioria preto, utiliza-se primeiro o lápis de cor brando para marcas a luz e os reflexos (quando pintamos em papel colorido), depois usamos um cinza ou azul claro, cinza e azul escuro e por último preto. É muito difícil conseguir a ilusão de volume em objetos pretos.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Novos projetos

Seguindo sugestão de meu amigo Antônio http://sessaosonora.blogspot.com/ , vou passar a utilizar a minha arte para ilustrar os filmes, álbuns, quadrinhos etc. É uma forma de continuar minhas críticas construtivas e destrutivas dando vazão ao meu lado artístico. Também passarei a atualizar o blog uma ou duas vezes por semana (aulas começaram).
Comentem. Gostaram da iniciativa? Acharam ridícula? Falem o que quiserem.
Próximo desenho --> Sid Vicious .

Abraços,

Gabriel.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Janis Joplin

Essa é mais uma da série de aquarelas de astros do rock. A janis joplin em um calmo tom violeta. Bem psicodélico.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Jimmy Hendrix

Esta faz parte da minha série de aquarelas que tenho feito para treinar. Eu gostei desta do Jimmy Hendrix Utilizando só uma cor como no caso do Kurt Cobain. Este retrato foi um pouco mais fácil que o do Kurt, pois o Jimmy tem traços mais marcantes.

Kurt Cobain

Este é um retrato em aquarela. Aquarela ainda não é a minha especialidade, mas eu estou evoluindo com este material. É muito divertido e barato trabalhar com aquarela, mas é um dos estilos de pintura mais complexos. O retrato é de Kurt Cobain (gênio do rock e rebelde sem causa).

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Led Zeppelin IV

O Led é uma daquelas bandas "não-perecíveis". Meu pai gostava. Meus irmãos mais velhos gostavam. Eu gosto. Meus filhos, netos e bisnetos gostarão também. É a excelência do que já se fez de bom no Rock n' roll. E quando digo isso quero deixar claro que é ROCK N' ROLL mesmo. Sem vertentes ou ramificações. Aliás sabe-se que o bom e velho rock n' roll tem mais nomes que Dom Pedro I.

Todas as faixas da bolacha são essenciais, mas um vinil que reuniu (acredite, isso não é uma coletânea) "Black Dog", "Rock n' roll", "Stairway to heaven" e "going to california" merece uma atenção mais do que criteriosa.
Pense num album sem defeitos. Se você pegar ele para ouvir 1,2 ou 3 vezes seguidas ainda vai achar um dos melhores que já ouviu. Simplesmente o clássico de uma banda clássica.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Border collie

O border collie é uma raça de cachorro inglesa que eu acho muito bonita. Também é considerado o cão mais inteligente do mundo por inúmeros orgãos que analisam raças de cachorro. Aqui está uma singela homenagem a esta obra de arte que é esse cão.
Este desenho foi feito com lápis 2b e 8b e esfumado com esfuminho e minha mão.

Abraços

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Beetlejuice


Beetlejuice ou, no Brasil, "os fantasmas se divertem" é um filme caótico, meio amoral que (sabe Deus porquê)  frequenta nossas sessões da tarde e adjacentes. O filme se inicia com a morte dos protagonistas e passa a explorar o pós-vida de forma hilária, satirizando a mediunidade e a paz do momento da morte, retratando-a com um ambiente burocrático e cheio de normas. Apesar de ser meio antigo (1988) é um filme divertido de se ver ainda hoje.

Recomendo. Ah, caso vá assistir, pode me chamar (se for legendado).

Directed byTim Burton
Produced byDavid Geffen
Larry Wilson
Michael Bender
Richard Hashimoto
Screenplay byMichael McDowell
Warren Skaaren
Story byMichael McDowell
Larry Wilson
StarringMichael Keaton
Alec Baldwin
Geena Davis
Winona Ryder
Catherine O'Hara
Jeffrey Jones
Glenn Shadix
Music byDanny Elfman
CinematographyThomas E. Ackerman
Editing byJane Kurson
StudioThe Geffen Film Company
Distributed byWarner Bros.
Release date(s)March 30, 1988
Running time92 minutes
CountryUnited States
LanguageEnglish


Informações acima foram retiradas da Wikipedia (eu as conferi no website da Warner Bros)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Robert Pattinson / Edward


Este é um desenho bem antigo, mas eu acho que ficou bom. Este é o ator Robert Pattinson, que é um bom ator apesar do papel meia boca como Edward no filme também meia boca Crepúsculo.
Desenho feito a lápis grafite e arte-finalizado com lápis 6b e 4b.

Beetlejuice


Eu simplesmente amo os filmes do Tim Burton. Minha singela homenagem...


A fonte de inspiração desta caricatura é o filme homônimo ao desenho. Ele é meio antigo mas é muito divertido. Este é um longa que é Burton ao extremo.

Abraços

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sereia com lápis de cor

Antes de iniciarmos um desenho com lápis de cor é importante você saber se quer ou não um desenho com line art (traçado) aparente. Vou postar um desenho com line art aparente.

Este desenho tem o traçado bem claro. A maioria dos meus desenhos pintados com lápis de cor seguem este estilo. Eu pinto meus desenhos com lápis de cor ao contrário do usual. Começo com as sombras (cores mais escuras) e vou para a luz. A grande vantagem de se pintar ao contrário é que é mais fácil manter as reservas de luz (reflexos).

Desenho pronto



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O lápis de cor

O lápis de cor é encarado como uma mídia de pintura infantil, mas há trabalhos magníficos feitos única e exclusivamente com os lápis. É claro que há linhas profissionais e escolares de lápis, além das linhas design (destinadas a profissionais da moda e designers).

Marcas

Eu ,particularmente, gosto da Faber-Castell (os lápis profissionais da Faber vêm na caixa metálica verde na versão artística e metálica azul na versão design), pois têm uma boa relação resistência X maciez ao desenhar. Também já possui lápis da marca suíça Caran D'ache (que é considerada por muitos melhor que a Faber) e gostei, mas ainda prefiro a empresa alemã. Também já utilizei lápis da marca americana Prismacolor e são muito macios mesmo, porém as pontas quebram a cada 2,3 segundos.

Preço

Os lápis profissionais são caros (muito). Uma caixa de 36 cores (linha profissional) como a minha custa por volta de R$200. Os da linha design + ou - R$150.




As caixinhas ali em cima são: caixa presenteável polychromos (de madeira com 120 cores "EU QUERO") e custa o "zóio" da cara; caixa simples artística (polychromos) de 12 cores (eu tenho uma dessas de 36 cores que eu consegui com muita sorte) e caixa de lápis design (Art Grip) de 60 cores (eu tinha comprado uma dessas de 36 cores mas recebei da linha artística que é bem melhor).

Que se pode fazer com um lápis de cor profissional que eu não consigo com lápis escolar?

Os lápis profissionais são mais macios, cobrem perfeitamente a superfície pintada, podem ser esfumados com os dedos ou com esfuminho (esse negócio de esfumar eu vou explicar em um tutorial outro dia) e não vão desbotar antes de 100 anos.

Minhas pinturas feitas com lápis de cor não vão ficar parecendo de criança mesmo com lápis profissional?

Se você não tiver habilidade para usá-los, além de não fazer diferença em relação aos desenhos da sua sobrinha de 3 anos, você provavelmente vai acabar com eles em poucos dias. Mas colocarei algumas imagens de verdadeiras obras de arte feitas com os lápis design e artísticos da faber castell (não foram feitas  por mim).







O minotauro que eu postei anteriormente também foi feito com lápis polychromos (eu sei que não tem a qualidade dos desenhos acima...) e o anjo da morte foi feito com lápis design.

Acho que isso é o suficiente para vocês terem uma noção do poder dos lápis de cor.