quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O lápis de cor

O lápis de cor é encarado como uma mídia de pintura infantil, mas há trabalhos magníficos feitos única e exclusivamente com os lápis. É claro que há linhas profissionais e escolares de lápis, além das linhas design (destinadas a profissionais da moda e designers).

Marcas

Eu ,particularmente, gosto da Faber-Castell (os lápis profissionais da Faber vêm na caixa metálica verde na versão artística e metálica azul na versão design), pois têm uma boa relação resistência X maciez ao desenhar. Também já possui lápis da marca suíça Caran D'ache (que é considerada por muitos melhor que a Faber) e gostei, mas ainda prefiro a empresa alemã. Também já utilizei lápis da marca americana Prismacolor e são muito macios mesmo, porém as pontas quebram a cada 2,3 segundos.

Preço

Os lápis profissionais são caros (muito). Uma caixa de 36 cores (linha profissional) como a minha custa por volta de R$200. Os da linha design + ou - R$150.




As caixinhas ali em cima são: caixa presenteável polychromos (de madeira com 120 cores "EU QUERO") e custa o "zóio" da cara; caixa simples artística (polychromos) de 12 cores (eu tenho uma dessas de 36 cores que eu consegui com muita sorte) e caixa de lápis design (Art Grip) de 60 cores (eu tinha comprado uma dessas de 36 cores mas recebei da linha artística que é bem melhor).

Que se pode fazer com um lápis de cor profissional que eu não consigo com lápis escolar?

Os lápis profissionais são mais macios, cobrem perfeitamente a superfície pintada, podem ser esfumados com os dedos ou com esfuminho (esse negócio de esfumar eu vou explicar em um tutorial outro dia) e não vão desbotar antes de 100 anos.

Minhas pinturas feitas com lápis de cor não vão ficar parecendo de criança mesmo com lápis profissional?

Se você não tiver habilidade para usá-los, além de não fazer diferença em relação aos desenhos da sua sobrinha de 3 anos, você provavelmente vai acabar com eles em poucos dias. Mas colocarei algumas imagens de verdadeiras obras de arte feitas com os lápis design e artísticos da faber castell (não foram feitas  por mim).







O minotauro que eu postei anteriormente também foi feito com lápis polychromos (eu sei que não tem a qualidade dos desenhos acima...) e o anjo da morte foi feito com lápis design.

Acho que isso é o suficiente para vocês terem uma noção do poder dos lápis de cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário